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Glúten Faz Mal À Saúde? Vilão Ou Mocinho?

Especialistas dizem que existem “ perigos de cortar o glúten”, afirmando que a dieta sem glúten está ligada a várias doenças. Quem me conhece, sabe que eu sou contra o consumo de glúten e, por isso, senti a necessidade de explicar melhor essas novas informações que estão circulando. E talvez você se pergunte: Será que o glúten faz mal mesmo?

Eu sempre uso como referência o estado da minha saúde após cortar o glúten da minha alimentação, e as afirmações de especialistas.

Não deixe de ler e compartilhar.

Glúten Faz Mal Ou Faz Bem?

Notícias recentes dizem que retirar o glúten do cardápio virou moda e a dieta passou a ser adotada não só por quem é celíaco. Dizem também que essa dieta aumenta o risco de exposição a componentes químicos que podem causar doenças cardiovasculares, câncer e efeitos neurológicos, como arsênio.

Ok, vamos por partes…

Essas notícias não estão necessariamente erradas, mas são difundidas de maneira errada, pois dá a impressão de que retirar o glúten da alimentação foi o problema (não é essa a verdade).

O problema é que quando a dieta sem glúten virou “moda”, muitos falaram que era preciso retirar essa proteína da alimentação, mas não explicaram o próximo passo.

É aí que acontece o erro, muitos retiram o glúten da dieta, mas o substituíram pelo excesso de outras farinhas e alimentos prontos e processados, motivados pela praticidade e pela rotina corrida do dia a dia que “pede” alimentos rápidos. Gente, essa não é a solução! É claro que você vai continuar doente.

Quem me segue já sabe os malefícios das comidas industrializadas e processadas. Esses “alimentos” podem até ser práticos, mas a maioria possui grandes quantidades de açúcar e conservantes, o que traz prejuízos a sua saúde (1).

Pois é, o maior dos problemas dos industrializados são os aditivos que eles trazem em sua composição, como acidulantes, adoçantes e os aromatizantes que ressaltam o sabor e o cheiro, além de esconder o gosto ruim de outras substâncias químicas presentes.

Os efeitos colaterais de tanta química, podem ocasionar a descalcificação de dentes e ossos. Afetam as funções gastrointestinais, aumenta o nível de colesterol no sangue, entre tantos outros sintomas (2). Já a contaminação por arsênio acontece pelo consumo de arroz. Arroz e alimentos à base de arroz são a maior fonte de arsênio inorgânico dentre diversas culturas, que é a forma mais tóxica.

Ou seja, o problema não foi retirar o glúten da alimentação, e sim os alimentos que foram usados para substituir. Deixo aqui, mais uma vez, a dica: substitua o glúten por alimentos de verdade.

Além desses prejuízos para a saúde, inclui: transtornos cerebrais, problemas de pele e o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Malefícios Do Glúten Para A Saúde

Entenda uma coisa, todo ser humano não consegue digerir glúten. Estudos mostram que o glúten pode causar efeitos adversos, mesmo em pessoas que não têm sensibilidade ao glúten. Em um desses estudos, 34 indivíduos com síndrome do intestino irritável foram randomizados para uma dieta sem glúten ou com glúten.

O grupo na dieta contendo glúten apresentou mais dor, inchaço, inconsistência de fezes e fadiga em comparação com o outro grupo (3). Há também estudos que mostram que o glúten pode causar inflamação no intestino e um revestimento intestinal degenerado, mesmo em pessoas saudáveis (4, 5).

O glúten também pode ter efeitos negativos sobre a barreira do intestino, permitindo que substâncias indesejadas “escapem” através da corrente sanguínea (6, 7, 8, 9).

Embora isso precise ser estudado muito mais, parece muito claro que a maioria das pessoas reagem negativamente ao glúten (10, 11, 12).

Alimentos Que Contém Glúten

Cereal Contém Glúten

Veja a seguir uma lista com os principais alimentos que contêm glúten em sua composição:

  • Trigo;
  • Centeio;
  • Espelta
  • Cevada;
  • Farinhas e farinha de trigo;
  • Sêmola;
  • Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos e pizzas;
  • Cerveja;
  • Salgadinhos;
  • Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
  • Ketchup, maionese, shoyo;
  • Salsicha;
  • Temperos industrializados;
  • Cereais, barrinha de cereais, xaropes;
  • Molhos;
  • Alguns remédios.

Busque cortar esses alimentos da sua dieta.

Como Substituir O Glúten?

Glúten Faz Mal À Saúde? Vilão Ou Mocinho?

Há uma abundância de alimentos saudáveis e nutritivos que são naturalmente sem glúten.

  • Carnes: frango, carne de vaca, cordeiro, etc;
  • Peixes e frutos do mar: salmão, truta, camarão, etc;
  • Ovos;
  • Laticínios: queijo, iogurte;
  • Legumes: brócolis, couves, cenoura, cebola, etc;
  • Frutas: maçãs, abacates, bananas, laranjas, peras, morangos, etc;
  • Leguminosas: lentilhas, amendoim, etc;
  • Nozes: amêndoas, nozes, macadâmias, etc.
  • Tubérculos: batata, batata doce, etc.
  • Gorduras saudáveis: azeite, abacate, manteiga, óleo de coco;
  • Ervas, especiarias e condimentos: Sal, alho, pimenta, vinagre, mostarda, etc;
  • Grãos sem glúten: quinoa, amaranto, sorgo
  • Chocolate amargo.
  • Sementes: chia, romã, linho, semente de abóbora

IMPORTANTE: Evite alimentos processados e açucarados.

Sim, o glúten faz mal para a saúde e a melhor opção é sempre os alimentos de verdade, carnes, legumes, frutas e gorduras saudáveis. Para esclarecer de vez esse assunto e para te ajudar a fazer uma reeducação alimentar, eu preparei uma aula especial explicando sobre os malefícios do glúten.

E não se engane; mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados, processados e glúten, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

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