Loading...
Dicas de Saúde

Veja porque consumir canela é tão importante

Olá família Naturoids. O nosso tema de hoje é sobre a canela, você sabia que a canela é ótima para emagrecer e ainda auxilia no controle da diabetes? Não? Então fique comigo e veja todos os benefícios que a canela tem e o que ela pode fazer por você e sua saúde. 1

A canela é muito utilizada na culinária brasileira por causa do seu sabor e aroma adocicado. Ela é usada, principalmente em pratos doces, como mingau, arroz doce, entre outros. O México é o principal importador de canela, e lá mesmo ela é usada para temperar o chocolate.

O tempero também é usado em bebidas como café, licor, cacau quente e em chás. Provavelmente você já deve ter consumido canela em algum doce, até mesmo em uma torta deliciosa de maçã.

Mas vamos aos benefícios que esse tempero maravilhoso tem a oferecer a todos nós.

Benefícios da canela

Além do aroma delicioso que a canela tem, ela também possui um grande potencial, você sabia que ela tem excelente poder antimicrobiano que ajuda na conservação dos alimentos?

O óleo de canela é um excelente neutralizador de cheiros fortes, ela deixa o ambiente muito mais perfumado e elimina as bactérias que causam mau cheiro.

A canela também possui uma quantidade bem significativa de cromo, que é importante para o controle da glicemia e  também deixa o organismo mais sensível à insulina, sendo ótimo para pessoas com diabetes.

A canela também é um excelente antioxidante com potencial de neutralizar os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células, doenças como Alzheimer, que é degenerativa e tumores. 2, 3, 4

Propriedades da canela

Os principais nutrientes da canela são: manganês, fibras e o cálcio que é fundamental para a contração dos músculos. Uma colher de canela possui 78 mg de cálcio.

A canela também é usada para tratar gripes, tosse, dor de garganta e artrite. Estudos têm confirmado as propriedades medicinais da canela. Um dos principais ativos que a canela possui é o cinamaldeído ou ainda aldeído cinâmico, que é o responsável pelo seu sabor e aroma

Perda de Peso

A canela auxilia na perda de peso porque é um alimento termogênico. Isso mesmo, a canela ajuda a emagrecer, pois ela aumenta o gasto calórico na digestão e acelera o metabolismo. Pessoas obesas possuem um quadro de inflamação crônica e a canela possui anti-inflamatório natural, sendo muito benéfica para os obesos. 5

Combate o resfriado

A canela combate o resfriado porque ela aumenta a imunidade do organismo. Dessa forma o corpo reage combatendo o vírus da gripe de forma eficaz.

Controla o colesterol

Depois de estudos feitos com várias pessoas, foi comprovado que o consumo de canela por 40 dias fez com que os níveis de colesterol total baixassem, melhorando a saúde. O LDL variou entre 7% a 27%. 6, 7

Como consumir a canela?

Você pode consumir a canela em pó polvilhada sobre as frutas, carnes, legumes, se preferir poderá usar em sucos e chás. Ela fica uma delícia se você colocar em doces, como mingau de aveia, entre outros.

Espero que você passe a usar canela no seu dia a dia para obter todos os seus benefícios.

GOSTOU? LEIA E COMPARTILHE!

Fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *